Os Prejuízos Causados pelas Dez Pragas no Egito: Saraivas e Gafanhotos- 4ª Parte

Chuva de Saraivada – 7ª Praga

A Economia do Egito em Colapso
                                  
Êx. 9:22 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, para que caia saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre os animais, e sobre toda a erva do campo na terra do Egito.
23 E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o Senhor enviou trovões e saraiva, e fogo desceu à terra;
e o Senhor fez chover saraiva sobre a terra do Egito.
24 Havia, pois, saraiva misturada com fogo, saraiva tão grave qual nunca houvera em toda a terra do Egito,
desde que veio a ser uma nação.
25 E a saraiva feriu, em toda a terra do Egito, tudo quanto havia no campo, tanto homens como animais; feriu também toda erva do campo, e quebrou todas as árvores do campo.
26 Somente na terra de Gósem onde se achavam os filhos de Israel, não houve saraiva.



                              A Chuva foi intensa e duradoura, somente cessou com a intercessão de Moisés. Durante a chuva de saraivas, todo homem que estava no campo ou fora de casa morreu, também morrerão todo o gado que estava no campo. 
                            Aqueles que não deram ouvidos a Palavra do SENHOR ficarão no prejuízo mais uma vez. Agora é a vez de lucrar aqueles egípcios que ouviram a Palavra do SENHOR através de seu servo Moisés; junto com a população de Hebreus que estava em Gósen. 
                            As Chuvas causaram morte e danos incalculáveis, todos poderiam ver a dimensão das perdas, mas Deus desta feita usou de misericórdia com a nação egípcia, porque muitos egípcios, não poucos, vendo os sinais prodigiosos realizados pelo Deus dos Hebreus se converteram, e passaram a adorá-lo como Deus verdadeiro e único e dá ouvidos ao que Moisés dizia.
                            Diante disso Deus por meio de Moisés orientou para aqueles que criam em sua Palavra, recolher o seu rebanho e se recolher, aqueles que criam em sua Palavra fizeram conforme a Palavra do SENHOR e não tiveram prejuízo, ficaram no lucro.

                           Êx. 9: 19 Agora, pois, manda recolher o teu gado e tudo o que tens no campo; porque sobre todo homem e animal que se acharem no campo, e não se recolherem à casa, cairá a saraiva, e morrerão.
20 Quem dos servos de Faraó temia à Palavra do Senhor, fez Fugir os seus servos e o seu gado para as casas;
21 mas aquele que não se importava com a palavra do Senhor, deixou os seus servos e o seu gado no campo.
22 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, para que caia saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre os animais, e sobre toda a erva do campo na terra do Egito.

                          Desta feita ficaram no prejuízo aqueles que não deram ouvidos a Voz do SENHOR, que com certeza foram obrigados a negociar com egípcios que tiveram o seu rebanho poupado com a chuva intensa de saraivas.  


A Praga de Gafanhotos – 8ª Praga

 

Êx. 10: 12 Então disse o Senhor a Moisés: Quanto aos gafanhotos, estende a tua mão sobre a terra do Egito, para que venham eles sobre a terra do Egito e comam toda erva da terra,
tudo o que deixou a saraiva.
13 Então estendeu Moisés sua vara sobre a terra do Egito, e o Senhor trouxe sobre a terra um vento oriental todo aquele dia e toda aquela noite; e, quando amanheceu, o vento oriental trouxe os gafanhotos.
14 Subiram, pois, os gafanhotos sobre toda a terra do Egito e pousaram sobre todos os seus termos; tão numerosos foram, que antes destes nunca houve tantos, nem depois deles haverá.
15 Pois cobriram a face de toda a terra, de modo que a terra se escureceu; e comeram toda a erva da terra e todo o fruto das árvores, que deixara a saraiva; nada verde ficou, nem de árvore nem de erva do campo, por toda a terra do Egito.

Êx 9: 31 Ora, o linho e a cevada foram danificados, porque a cevada já estava na espiga, e o linho em flor;
32 mas não foram danificados o trigo e a espelta, porque não estavam crescidos.

                         Antes mesmo antes da Praga dos Gafanhotos a Economia do Egito já estava abalada e contando com grande soma de perdas, a beira do caos, os servos de Faraó estavam conscientes dessa realidade e tentaram avisar a Faraó:

Êx. 9: 7 Então os servos de Faraó lhe disseram: Até quando este homem nos há de ser por laço? Deixa ir os homens,
para que sirvam ao Senhor seu Deus;
porventura não sabes ainda que o Egito está destruído?

                        É a primeira vez que contraíram a Faraó, porém Faraó estava com o coração endurecido, obstinado. E a Praga de gafanhotos veio e levou o Egito para o caos absoluto.

                                 Desta feita o trigo e a espelta não foi poupado, e tudo o que sobrou da saraivada foram devorados pelos gafanhotos. Frutas verduras, legumes, oliveiras, cevada entre outras e toda economia egípcia baseada em plantio (Agricultura) foram devastadas.

Comentários

Postagens mais visitadas