Os Prejuízos Causados pelas Dez Pragas no Egito: A Escuridão e a Morte dos Primogênitos- 5ª Parte

I- 03 Dias de Densas Trevas 


Êx. 10: 21 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão para o céu, para que haja trevas sobre a terra do Egito, trevas que se possam apalpar.
22 Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.
23 Não se viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas para todos os filhos de Israel havia luz nas suas habitações.


                                Foram três dias de Escuridão tão intensa que o povo não poderia se locomover de um lugar para outro e poderia até mesmo apalpar as trevas. 
                                  São três dias de mão de Obra parada, sem produção de nenhum produto, grande quantidade de alimentos apodreceram, atividades urgentes foram adiadas em três dias. 
                                      Três dias sem comprar, sem vender, sem trabalho, sem nenhuma atividade econômica, o que representa um serio prejuízo numa Economia já abalada com doenças ceifando a vida do gado, sem peixes, sem agricultura, o qual foi devastada pela saraiva e pelas praga de gafanhotos. 


II - A Morte dos Primogênitos 

                                 
                  O Primeiro Filho é o primeiro fruto de um casamento, e nele está os sonhos, a realização pessoal  do pai, da mãe e até de familiares, é o herdeiro, é a garantia da continuação da História, da genealogia da família, é a certeza do futuro. 
                              O Primogênito tem um significado especial para cada civilização e povo, para faraó, o primogênito era a certeza da continuação da sua Dinastia, era seu orgulho pessoal, sua esperança e mais alto investimento. O Menino possivelmente era o único filho de faraó. 
                                   Muito investiu Faraó em seu filho, na cultura, na preparação para ser seu sucessor, não contamos o tamanho do apreço, do amor e carinho que faraó e todos na sua casa e no seu reino possuíam pelo menino. 

                                    Na morte dos Primogênitos quero destacar apenas dois pontos  ao longo dos acontecimentos das Dez pragas:

01) Os Filhos dos Hebreus foram Mortos por ordem de um Faraó, cujo se considerava um deus encarnado. Ele ordenou a morte de toda a criança do sexo masculino, no entanto não pode matar o menino Moisés, que fora criado em sua casa, usufruindo da mordomia de seu palácio e de seu Reino. Este Moisés que Deus utilizou para libertar seu povo da escravidão do Egito.  Na Morte do bebês muitos eram primogênitos. Agora o Deus dos Hebreus vinga a morte dos bebês. 
  


02) A Morte dos Primogênitos egípcios trouxe para o Egito, a começar de faraó, a mesma Dor, aflição, o mesmo luto (talvez maior pelo longo período de convivência) a angustia indescritível, o sofrimento avassalador no estado emocional dos Hebreus.         


                                  Quanto ao Prejuízo Causado pela Morte dos primogênitos no Egito, com exceção a terra de Gosén, onde os hebreus estavam alojados, foi um prejuízo incalculavel em cada lar, em cada canto do Egito. Pode ser considerado o maior e mais devastador de todos os prejuízos causados ao longo das 10 pragas no Egito.         


um brinde para voce assistir  

                       

Comentários

Postagens mais visitadas