A Carta à Igreja de Esmirna, a Cidade e a Perseguição aos Cristãos


Ap. 2:8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: 
Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu:
9 Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás.
10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. 
Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. 
O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte.


Apocalipse 2: 8 ... Isto diz o Primeiro e o Último... Refere-se A Cristo, aqui destaca-se a Divindade de Cristo, o primeiro e o último quer dizer que antes dele não nada e ninguém, e depois dele não haverá sucessor, porque ele é eterno. 

A Carta para Igreja de Esmirna 

Ap. 2: 8 ... Que foi morto e reviveu:.. O Único que passou pela morte, Reviveu e vivo está! Tem o poder de nos Ressuscitar dos mortos, uma mensagem muito precisa e consoladora para Esmirna, uma vez que os cristãos de Esmirna estavam sendo perseguidos nos coliseus e nas arenas onde morriam em fogueiras, na espada e nas presas de leões... Cristo como ressurreto dava garantia que nele havia o poder para trazer a vida em tempo futuro aquele que morreram por amor do evangelho. 

Conheço a tua Tribulação... Quem disse que o Povo de Deus não é atribulado? Encontramos tribulações no casamento (1ª Co. 7:28) nas finanças (Ap. 2: 8) na alma, na saúde... É importante ressaltar que Deus conhece a nossa Tribulação no mais profundo, sabe de nossas limitações (1º Co. 10:13) e com toda a certeza nos ajudar a contornar todas as tribulações.
                  Apocalipse 2: 8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu:

Ap. 2:9 - ...Conheço a tua Tribulação e a Tua Pobreza (mas tu és Rico)... 

A Riqueza material não é tudo, pois ela pode ser roubada, enferrujada e consumida pelo tempo, todavia a Riqueza concedida por Deus no âmbito Espiritual conforme a necessidade de cada um, esta Riqueza jamais se acabará, jamais será roubada. 


Falsos Judeus 

Ap. 2: 9...E a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, 
porém são sinagoga de Satanás...

Os Judeus genuínos que temem ao verdadeiro Deus não são sanguinários, não perseguem aqueles que proclamam a Palavra do Verdadeiro e Único Deus. Em Esmirna os falsos judeus, incautos, fanáticos, perseguiam implacavelmente os cristãos de Esmirna.  

Mais Provas e Tribulações 

Ap. 2:10 Não temas o que hás de padecer...

Cuidado cenas fortes:
Perseguição aos Cristãos de "Esmirna" atuais.



A Perseguição a Igreja continua
A Tendencia era aumentar a perseguição e as provas, o diabo estava furioso, e disposto a lançar muitos cristãos em prisão, para que eles não pudessem pregar o Evangelho para outros, pois a cada dia aumentava e aumenta o numero de cristãos na terra, até que cristo venha. Em Nosso dias a igreja de Cristo como Esmirna ainda é perseguida. No mundo Islâmico a perseguição aos cristãos é implacável, (Faço um apelo com lágrimas nos olhos aqui, oremos pelos cristãos perseguidos  no mundo principalmente no mundo islâmico em nome de Jesus).
O que me alegra e me consola é que todos aqueles que morrem por amor ao Evangelho serão salvos e libertos de todo Mal, além de ser ressuscito e gozar de vida eterna. 


Ap. 2:10 ... Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. 
Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Ap. 2: 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. 
O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte.
A Cidade de Esmirna 

Esmirna: (gr. Smyrni) no sudoeste da atual Turquia, segundo o levantamento populacional de 2009, a população da cidade atingia a casa dos 3.276 mil, sendo a 3ª maior cidade da Turquia. Com 5 mil anos de fundação é uma das cidades mais antigas do Mundo.

O Passado de Esmirna 


                                Esmirna no principio, não passava de mais uma aldeia de Lídia (600 a.C) após a derrota dos Lídios para os Romanos, Esmirna foi anexada ao território Romano, dai ela passou a prosperar por uma serie de motivos:

1) Estava localizada num imenso Vale Fértil, era um excelente lugar para plantar e colher, quando a maioria das cidades e vilarejos eram praticamente desérticos.
2) Estava na bacia do Grande Mar Mediterrâneo , e o local facilitava a existia de um grande Porto, facilitando o comercio com outros povos. 
3) Água e Terra Fértil 
4) Localizada no praticamente no centro centro da Asia 
5) Facilidade para o comercio com outros povos. 
6) Cercada por Montanhas, estratégica em tempo de Guerra.
  
                         A Principio uma das aldeias de Lídia (600 a.C), com a derrota dos Lidios para os Romanos tornou-se uma das aldeias do Império Romano no século I a.C. A Cidade de Esmirna teve duas Fases muito prosperas. A Primeira foi durante o Reinado de Alexandre, o grande do século IV a.C. E a segunda vez foi no seculo I a.C durante o Império Romano. 
                          Em 1415 sob o poder do sultão Mehmed Çelebi foi membrada no Império Otomano. Porém o que realmente tornou Esmirna uma cidade popular e conhecida no mundo inteiro foi a Carta direcionada a ela, revelada e escrita por João, o Evangelista na Ilha de Patmos. 
                      A data da Fundação de Esmirna é incerta, no entanto todos concordam que foi por volta de 3 a.C por Alexandre Magno, com ruas pavimentadas, contava com um porto marítimo vasto, onde aportava navios que trafegava no Mar Egeu.Era uma importante rota comercial que dava acesso para Roma, Pérsia e a Índia; o Porto de Esmirna ou Marina, era fechado com uma corrente. 
                                 Na antiguidade foi uma das cidade mais prósperas da Ásia Menor, até ser destruída no século VI a.C. Porém, voltou a Prosperar em 300 a.C. quando foi reconstruída por Alexandre, era considerada também com suas ruas pavimentadas uma das cidade mais belas da Ásia Menor.             
                                    Esmirna como cidade estava num vale fértil, o que facilitava muito a agricultura e a prosperidade naquele lugar. Atualmente chama-se Izmir, e é a maior cidade da Turquia Asiática. Conhecida também como 'Perola do Egeu". 
                                        
A Cidade de Esmirna no tempo da Carta direcionada a Igreja de Esmirna 


                                   Contava com cerca de 200 mil habitantes, contava com vários templos pagãos de adoração a Zeus, Apolo, Afrodite, e outros da mitologia grega e romana, entre eles um templo da deusa Diana.  
Nos templos de deuses de Roma havia cultos de adoração ao Imperador, para ser mais preciso foi este tipo de culto foi instituído em 100 d.C. Neste tempo tornou-se popular frases como : "Ave Cesar", "Graças a Roma, temos saúde, riqueza etc..." E a frase "César é o Senhor".


Dessas frases e desses cultos vieram os cultos a Ave Maria, estabelecido pela Igreja Católica Romana. A Igreja de Esmirna era uma das sete Igreja da Ásia.
No meio de tanta idolatria destacava-se um povo de pouco numero, porém, muito valorizado e lembrado pelo SENHOR Jesus, eles não participavam desses cultos, para eles somente Cristo era o SENHOR. Foram fortemente perseguidos pelo Imperador, entre as vitimas encontramos o Bispo Policarpo, por negar a Cesar como Senhor e declarar que Cristo Jesus era o SENHOR. Apesar das Dificuldades e perseguições, ainda assim permaneceram fieis ao Cristo Vivo, para essa e outras razões vem a Carta a Igreja de Esmirna.  

Comentários

Postagens mais visitadas