As 30 Máximas de Provérbios


30 Máximas dos Sábios de Provérbios




                         O Autor chama-nos a atenção para Trinta Máximas Provérbios 22: 17 recomendam-nos:


                            1) Ouvir os Ensinamentos do SENHOR 


·        Inclinar o ouvido no sentido de guardar na mente
·         Ficar atento as palavras dos sábios
·        Aplicar no coração a Ciência
·        Será Suave guardá-la no coração e aplicá-las nos lábios (Pv. 22: 18)

A Finalidade dessas 30 máximas:

·        Para que tua confiança esteja em Deus (Pv. 22: 19)
·        Para haja certeza acerca da verdade (Pv. 22: 20)
·        Para que saibamos responder com verdade as perguntas

As 30 Máximas dos Sábios de Provérbios


Não Roubar ou Furtar


   1.     Não roubes ao pobre, porque é fraco, nem oprima o aflito no tribunal. Porque Deus defenderá a causa deles, e aos que o oprimem Deus lhes tirará a vida. (Pv. 22: 22,23)
   
Resumo: Deus é o defensor dos pobres, fracos e aflitos, quem fere os tais poderá pagar com a própria vida






                                  03- Evitar pessoas violentas 

2.     Não acompanhe o iracundo, nem ande com o homem colérico, você pode se acostumar com o comportamento deles e criar uma armadilha para si mesmo. (Pv. 22: 24,25)

Resumo: Quem anda com gente violenta põe em risco a própria vida, e pode desenvolver um comportamento violento.

  3.     Não esteja com aqueles que se comprometem facilmente ficando por fiadores de dividas, se não tens com que pagar, porque tirariam a tua cama que você dorme? (Pv. 22: 26,27)
Resumo: Se não tens condições de cobrir o valor da fiança sem te comprometer, então não fique por fiador.

4.     Não removas os marcos antigos que teus Pais colocaram.   (Pv. 22: 28)
                          
Resumo: Removendo os marcos [divisas] acarretará sérios problemas cedo ou tarde.

   
   5.     Viste um Homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; e não entre a plebe. (Pv. 22: 29)
                           
Resumo: O Homem diligente na obra ganha destaque perante as autoridade que por fim vão contratar seu trabalho.


   6.     Quando te assentares para comer com um chefe, atenta bem para quem está na tua frente, põe a faca e tua garganta, se és um glutão, não cobices os seus manjares gostosos, porque são alimentos enganadores
     (Pv. 23: 1-3)

Resumo: Coma e beba pouco e com bons modos, os bons costumes é bem vindo em todo lugar.

  7.     Não se empenhe para enriqueceres, nem gaste tua inteligência com isso. Por que olhar para aquilo que não é nada? Pois a riqueza bate asas como águia e vai para o céu. (Pv. 23: 4,5)

Resumo: Não vale apena pensar e trabalhar demais para ficar rico, a riqueza terrena para DEus não é nada, e nenhum valor tem em vista de sua alma, do que vale ganhar o mundo e perder a alma? Como uma águia a riqueza voa de uma hora para outra

     8.     Não coma na casa daqueles que tem olhos malignos [invejoso] nem cobice seu manjares deliciosos. Porque como ele imagina na sua alma assim ele é, e dirá para você: Come e bebe, mas o coração dele não estará contigo. Então você vomitará o que você comeu e dispensará as palavras gentis. (Pv. 23: 6-8)

Resumo: Dispense a comida por mais deliciosa que pareça na casa dos invejosos e perversos, porque você passará mal e se arrependerá.
 
9.     Não perca tempo falando com tolos, porque ele desprezará aas palavras de sabedoria da tua boca. (Pv. 23:9)

Resumo: Não perca tempo ensinando o tolo que despreza o conhecimento.

10. Não desloque os limites antigos, nem invada o campo dos órfãos, porque o seu Redentor é Forte, Ele pleiteará a causa contra ti. (Pv. 23: 10,11)


Resumo: Não remova os limites antigos e nem entre na herdade dos órfãos porque o Deus Poderoso pelejará contra você.

11. Ouve a Disciplina e aplica no teu coração a palavra de conhecimento (Pv. 23:12)

Resumo: Discipline sua mente e preste atenção as palavras da Experiência.

12.  Não retire a disciplina da criança, se você corrigir com vara, nem por isso morrerá, fustigando com vara livrará a alma da criança do inferno. (Pv. 23: 13,14)

Resumo: Use Disciplina se preciso for use a vara da Disciplina, para livrar a criança do erro que conduz ao inferno 

13. Meu filho, se você se tornar sábio de coração, eu me alegrarei de coração, me exultarei o meu intimo, quando os teus lábios falarem coisas retas. 
    (Pv. 23:15,16)

Resumo: Deus ficará muito alegre ao ver sabedoria no seu coração e ouvir você falando coisas retas

14. Não tenha o teu coração inveja dos pecadores, mas teme a Deus todo o dia. Porque assim terá um futuro Bom e sua esperança não fracassará. (Pv. 23: 17,18)

Resumo: Não tenha inveja dos pecadores porque eles não terão um futuro Bom e a Esperança deles fracassará. Mas teme a Deus todo dia, assim tua esperança não fracassa e teu futuro será Bom.
  
   15.  Escute filho meu, sê Sábio e dirige o teu coração no caminho, não esteja entre os beberrões de vinho, e nem os comilões de carne, porque o beberrão e o comilão cairão em pobreza, e a sonolento se veste de trapos. (Pv. 23: 19-21)
Resumo: Para ser sábio devemos colocar nosso coração no caminho da vida. Evitar associação com comilões e beberrões, pois eles terminam na miséria, se vivermos com eles também cairemos na miséria.

16. Ouve a teu pai, que te gerou, e não despreze a tua mãe, quando vier a envelhecer. Compra a verdade e não vendas, a sabedoria, disciplina, inteligência. Grandemente se regozijará o pai do justo, e o que gera um sábio se alegrará nele. Alegrem-se o teu pai e a tua mãe, e regozije a que te gerou. (Pv. 23: 23-25)


Resumo: Escute seu pai, o qual te gerou, não abandone sua mãe na velhice, como comprar a verdade, a sabedoria, disciplina e a prudência? Estudando a e praticando os ensinos Bíblicos e Ensinos seculares como faculdade e cursos técnicos, para entrar num bom emprego. Fazendo isso teu pai e tua mãe, ficarão contentes.

   17. Filho meu, dá-me, o teu coração, e observe os meus caminhos, pois cova profunda é a prostituta, poço estreito é a estranha, também ela é com um salteador, que se põe a espreita e multiplica as traições entre os homens. (Pv. 23; 26-28)
Resumo: Devemos Doar nosso coração para Deus e observar os seus caminhos, para assim desviamos da prostituta e da mulher má, pois elas são como ladrões à espreita e por causa delas existem muitas traições.
    18.  Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? Para quem os olhos vermelhos? Para quem se demora perto do vinho, para os que andam buscando a bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostrar vermelhos, quando resplandece no copo e escoa suavemente. No fim, morderá como cobra e, como basilisco, picará. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. E serás como o que dorme no meio do mar e como o que dorme no topo do mastro. E dirás: espancaram-me, e não me doeu, bateram-me, e não o senti, quando virei a despertar? Ainda tornarei a buscá-la outra vez. (Pv. 23; 29-35)

Resumo: Quem bebe demais está se envenenando, se ferindo por dentro e por fora, fazendo loucuras e ficando preso nas garras do vicio.

   19.  Não tenha inveja dos maus, nem desejes estar com eles, porque o coração deles trama a violência, e a sua boca fala perversidade. (Pv. 24: 1,2)
Resumo: Não tenha inveja dos homens malignos e deseje estar com eles, por que eles são maus e representam um perigo real para você e para os outros.



                 20. Com sabedoria se constrói uma casa, com inteligência ela se firma, e com conhecimento os quartos ficam cheios de bens preciosos e agradáveis. (Pv. 24: 3,4)

Resumo: A Sabedoria edifica a casa, a inteligência serve de base, e conhecimento embeleza os cômodos.

21. Mais poder o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento mais do que o robusto. Porque com medidas de prudência se faz uma guerra e na multidão de conselheiros está a vitória (Pv.24:5,6)

Resumo: Mais vale a sabedoria e prudência do que a força bruta, para batalhar é preciso estratégias e conselhos de especialista ajudam na vitória.


   22.  É demasiadamente alta para o tolo toda a sabedoria, no juízo a sua boca não terá palavra. (Pv. 24:7)
             Resumo: O Tolo por achar a sabedoria muito alta se recusa a alcançá-la, ele é ocioso, por isso no juízo será obrigado a ficar calado diante da culpa.   

   23.  Quem planeja o mal será chamado de mestre de intrigas, o propósito do tolo é o pecado, e o zombador é  detestado pelos homens. (Pv. 24: 8,9)

Resumo: É Mestre de intrigas quem planeja o mal, o tolo só pensa no pecado, e ninguém gosta do zombador.

24. Se te mostrares frouxo no dia da angustia, a tua força será pequena. (Pv. 24: 10)

Resumo: Diante da Angustia temos que demonstrar fortaleza, assim superamos a crise.

25. Liberte os condenados a morte e salve os que cambaleiam indo para a matança, se puder. Você pode dizer que não tem nada haver com isso, mas Deus pesa os corações e tomará conhecimento. Não pagará ele ao homem conforme as suas obras? (Pv. 24: 11,12)

Resumo: Não motivos justificáveis para a omissão de socorro, quando podemos socorrer, pois Deus cobra e recompensa as nossas ações. Pregar o Evangelho é uma ordem divina, deixar de pregar é um crime, um horrendo caos de omissão de socorro e negligencia.   

26.  Meu filho como mel, porque é bom, e o favo de mel é doce ao paladar. Tal será o conhecimento da sabedoria para tua Alma, se a encontrar, será uma recompensa para ti, e não fracassará a tua esperança. (Pv. 24; 13,14)

Resumo: Assim como o mel doce ao paladar, o conhecimento da sabedoria é doce para a vida daquele que a encontra, pois recompensa e dá um futuro promissor.

27.  Não fique cercando a casa do justo e nem lhe destruas a morada. Porque o justo pode cair sete vezes e se levantará, mas os ímpios tropeçaram no mal e afundam na desgraça. (Pv. 24; 15,16)

Resumo: Não adianta o ímpio cercar a casa do justo a fim destruí-la, pois sete vezes pode cair o justo e não ficará prostrado, mas o ímpio quando cai em desgraça não se levanta.O Justo sempre será vencedor e o ímpio será será um derrotado mesmo com vitórias. 


28. Não se alegre quando o seu inimigo cair, não festeje quando ele tropeçar. Para que Deus não veja isso e fique irritado e desvie dele a sua ira. 
  (Pv. 24: 17,18)



Resumo: Quando o teu inimigo tropeçar e/ou cair não se alegre, pois a ira de Deus pode se desviar dele e voltar contra você.

29.  Não fique irritado por causa dos maus e nem tenhas inveja dos injustos. Porque os maus não têm futuro e a lâmpada dos injustos se apagará. (Pv. 24: 19,20)

Resumo: Não motivos para afligir a alma por causa dos malfeitores e nem ficar com inveja dos injustos. Porque os malfeitores não têm futuro e a luz dos injustos se apagará.


    30.  Meu filho tema a Deus e ao Rei,  não se revolte contra nenhum dos dois, porque de repente eles se vingarão, quem sabe a medida de seu furor?
Resumo: Não se rebele de jeito nenhum contra Deus e contra autoridades, pois eles podem punir com furor, e quem sabe o tamanho da sua ira deles? 

Comentários

Postagens mais visitadas