As 10 Pragas no Egito: Primeira Praga, Águas Transformadas em Sangue




15 Vai ter com Faraó pela manhã; eis que ele sairá às águas; pôr-te-ás à beira do rio para o encontrar, e tomarás na mão a vara que se tomou em serpente.
16 E lhe dirás: O Senhor, o Deus dos hebreus, enviou-me a ti para dizer-te: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; 
porém eis que até agora não o tens ouvido.
17 Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: Eis que eu, com esta vara que tenho na mão, ferirei as águas que estão no rio, 
e elas se tornarão em sangue.
18 E os peixes que estão no rio morrerão, e o rio cheirará mal; e os egípcios terão nojo de beber da água do rio.
19 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Toma a tua vara, e estende a mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre as suas lagoas e sobre todas as suas águas empoçadas, para que se tornem em sangue; e haverá sangue por toda a terra do Egito, 
assim nos vasos de madeira como nos de pedra.
20 Fizeram Moisés e Arão como lhes ordenara o Senhor; Arão, levantando a vara, feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue.
21 De modo que os peixes que estavam no rio morreram, e o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber da água do rio; 
e houve sangue por toda a terra do Egito.

                           O texto bíblico não relata que foi o Rio Nilo, porém há várias  probabilidades de ser o Rio Nilo. Vale acrescentar que não foi um único rio atingido pelo fenômeno, mas houve outros rios, no entanto somente dentro do território egípcio as águas foi transformada em sangue. 
                                  O Rio foi ferido com a vara de Moisés e todas as águas do Rio se tornou em sangue. Existe um Fenômeno Natural chamado Maré Vermelha, geralmente ocorre em água salgada, porém, pode ocorrer em água doce.
                         A Maré Vermelha é uma aglomeração de micro-algas Pirrófitas, seres unicelulares que unidos em grande numero produz mudança na cor da água que se torna amarelada, ou alaranjada, ou marrom, ou avermelhada, com toda a possibilidade isto ocorreu no Egito. Estes seres unicelulares são micro-organismos cujo a característica principal são pigmentos como clorofila que pode ser de cor verde, amarela, alaranjada, e cores que vão do amarelo para o vermelho. A palavra Pirrófitas é a soma de duas palavras gregas  Pyrrhos = fogo, somada com phyta = plantas ou algas que resulta em algas  de fogo ou plantas vermelhas.  
                                        Cientistas afirmam que o Rio Nilo foi vitima desse fenômeno natural chamado Maré Vermelha. Não vamos discordar do ponto de vista cientifico, vamos apontar o "dedo de Deus" nesse fenômeno natural se os cientista estiverem certos. 




  1. Como se Explica o fenômeno ocorrer no momento exato que Moisés tocou as águas com a vara? Isto indica ação de Deus inegavelmente. 
  2. Moisés e Arão anunciaram o Fenômeno antes de acontecer, quem poderia prever tal fenômeno? Somente quem estava debaixo de orientação divina.
  3. Como os vasos de pedra e madeira com água que antes estavam com água limpa se tornou em sangue? Sinal Miraculoso! 
  4. Todos os Canais, Lagoas e Reservatórios foram atingidos pelo fenômeno por si só? Ou houve uma manifestação do Poder de Deus?
  5. Os Magos com o objetivo de resolver o Problema da água transformada em sangue tentaram sarar a água, mas pioraram a situação agravando ainda mais, como isso poderia ocorrer?   
                               Estas são apenas algumas perguntas que permeiam esse assunto tão amplo e complexo. 




Os deuses humilhadas pela Praga: Hapi, Nilo e Faraó

                           
deus Nilo
deus Hapi
O Fenômeno Ocorreu justamente no momento que Faraó desceu as águas provavelmente para abençoa-la, já que era um habito dos faraós realizar uma cerimonia para abençoar o rio para que assim houvesse prosperidade e fertilidade ao longo do leito do Rio no ano. 
                           De uma só vez Deus atingiu três divindades pagãs; o deus Hapi, o deus protetor das inundações e o Rio Nilo, adorado pela população pelo benefícios que trazia a nação, principalmente a fertilidade próximo ao se leito. E Humilhou publicamente a Faraó visto por todos como um 'deus'. 
                              
Conclusão: O Rio transformado em sangue foi um Fenômeno Natural administrado pelo Poder Sobrenatural de Deus. 

              O Efeito foi desastroso a piscicultura foi seriamente atingida  comprometendo a Economia do Egito, a maior Nação de então. 


Para saber mais sobre Maré Vermelha visite o portal São Francisco
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mare-vermelha/mare-vermelha.php

Comentários

Postagens mais visitadas