As 10 Pragas do Egito: Praga de Gafanhotos

A Oitava Praga no Egito: A Invasão dos Gafanhotos 



Êxodo  10

1 Depois disse o Senhor a Moisés: vai a Faraó; porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, 
para manifestar estes meus sinais no meio deles,
2 e para que contes aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos, as coisas que fiz no Egito, e os meus sinais que operei entre eles; para que vós saibais que eu sou o Senhor.
3 Foram, pois, Moisés e Arão a Faraó, e disseram-lhe: Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo, para que me sirva;
4 mas se tu recusares deixar ir o meu povo,eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos;
5 e eles cobrirão a face da terra, de sorte que não se poderá ver a terra e comerão o resto do que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda árvore que vos cresce no campo;
6 e encherão as tuas casas, as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais nem os pais de teus pais, desde o dia em que apareceram na terra até o dia de hoje. 
E virou-se, e saiu da presença de Faraó.
7 Então os servos de Faraó lhe disseram: Até quando este homem nos há de ser por laço? deixa ir os homens,
para que sirvam ao Senhor seu Deus;
porventura não sabes ainda que o Egito está destruído?
8 Pelo que Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele lhes disse: Ide, servi ao Senhor vosso Deus.
Mas quais são os que hão de ir?
9 Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens e com os nossos velhos; com os nossos filhos e com as nossas filhas, com os nossos rebanhos e com o nosso gado havemos de ir; 
porque temos de celebrar uma festa ao Senhor.

10 Replicou-lhes Faraó: Seja o Senhor convosco, se eu vos deixar ir a vós e a vossos pequeninos! Olhai, porque há mal diante de vós.
11 Não será assim; agora, ide vós, os homens, e servi ao Senhor, pois isso é o que pedistes: E foram expulsos da presença de Faraó.
12 Então disse o Senhor a Moisés: Quanto aos gafanhotos, estende a tua mão sobre a terra do Egito, para que venham eles sobre a terra do Egito e comam toda erva da terra, tudo o que deixou a saraiva.
13 Então estendeu Moisés sua vara sobre a terra do Egito, e o Senhor trouxe sobre a terra um vento oriental todo aquele dia e toda aquela noite; e, quando amanheceu, o vento oriental trouxe os gafanhotos.
14 Subiram, pois, os gafanhotos sobre toda a terra do Egito e pousaram sobre todos os seus termos; tão numerosos foram, que antes destes nunca houve tantos, nem depois deles haverá.
15 Pois cobriram a face de toda a terra, de modo que a terra se escureceu; e comeram toda a erva da terra e todo o fruto das árvores, que deixara a saraiva; nada verde ficou, nem de árvore nem de erva do campo, 
por toda a terra do Egito.
16 Então Faraó mandou apressadamente chamar Moisés e Arão, e lhes disse: Pequei contra o Senhor vosso Deus, e contra vós.
17 Agora: pois, perdoai-me peço-vos somente esta vez o meu pecado, e orai ao Senhor vosso Deus que tire de mim mais esta morte.
18 Saiu, pois, Moisés da presença de Faraó, e orou ao Senhor.
19 Então o Senhor trouxe um vento ocidental fortíssimo, o qual levantou os gafanhotos e os lançou no Mar Vermelho; 
não ficou um só gafanhoto em todos os termos do Egito.

                          As 10 pragas no Egito atendem a vários Propósitos de Deus, aos propósitos dos Homens Justos e Ímpios, no episodia das 10 pragas fica provada a Existência de um Deus que administra os fenômenos Naturais, com um poder de controlar todas as coisas ao redor de si, que beneficia os seus servos e prejudica seus opositores, um Deus Onipotente, Onisciente e Onipresente, cujo Deus nenhuma divindade é capaz de se igualar.


                                       

                           Fica demonstrado ainda que este Deus dos Hebreus adotados por todos os povos é capaz de realizar sinais e maravilhas para libertar o seu povo.
                            Nesta praga a ira do SENHOR Deus é derramada no Egito destruindo o que sobrou da agricultura do povo egípcio, a qual estava consagrada aos falsos deuses pagãos, e para seus lucros e dividendos, obtidos em cima da dor, sofrimento e servidão dos hebreus. Deus converte dos os lucros dos egípcios em prejuízos, por causa de sua idolatria e cultos a falsos deuses, devidos também a avareza e crueldades praticadas contra os judeus como escravos no Egito.
                                 Os Prejuízos que as 10 pragas Causaram ao Egito estão numa postagem á parte intitulada como “Os prejuízos Causados pelas 10 Pragas no Egito”, procure em nossos Blogs.http://prjefersonfabiano.blogspot.com e /ou http://pastorjefersonfabianocomenta.blogspot.com/
                                Diante de uma serie de paragas e prejuízos Faraó aos poucos começa a ceder, agora ele permite parte do povo ir ao deserto cultuar a Deus, mas sob uma condição: Deixar os Filhos e as mulheres para trás.
                              A Proposta foi recusada por uma serie de razões e motivos coletivos e particulares entre eles destacamos Três:

·        Faraó não era homem de palavra, fiel nos seus Tratos e Compromissos, além disso, era um homem perverso com pessoas desse tipo não se negociar por maior que seja o seu cargo;
·        Faraó poderia usá-los como isca ou/e como reféns e fazer barganha, complicando as negociações entre Moisés e Faraó;
·        Todos deveriam ir adorar a Deus, porque Deus deseja a família completa num culto de adoração a ele, e não apenas os homens, o culto de celebração ao Senhor torna-se agradável a ele e útil para toa a família, quando o Homem, sua esposa e seus filhos adoram ao SENHOR juntos na presença de Deus.

                                A Invasão de gafanhotos veio depois de um vento oriental que assoprou um dia e uma noite inteira; possivelmente os gafanhotos vieram da Etiópia. Surgiu uma nuvem tão imensa de gafanhotos que nada sobrou da agricultura egípcia, o Estado do Egito foi terrivelmente ao caos econômico. Uma praga de gafanhotos como aquela o Egito nunca viu antes e nem depois, a terra estava toda tomada por gafanhotos.
                                 Vendo o tamanho da devastação e dos prejuízos Faraó convoca Moisés novamente para venha orar e dissipar os gafanhotos.

Êx. 10: 7: Os servos de Faraó lhe disseram: Até quando este homem nos há de ser por laço? Deixa ir os homens,
para que sirvam ao Senhor seu Deus;
Porventura não sabes ainda que o Egito está destruído?

A Divindade pagã Humilhada foi a deusa Isis, da vegetação da terra

deusa Isis 
Notamos aqui uma certeza que faraó tinha que Moisés poderia invocar o seu Deus, e o Deus de Moisés seria capaz de solucionar o problema, mas pelo que parece isso ocorria sempre que Faraó usava todos os recursos do Egito e já havia invocado todos os seus deuses pagãos sem surtir efeito.A Agricultura egípcia não estava apenas sob os cuidados e consagrada ao deus Serafis, além dele havia um panteão de falsos deuses, no meio desse panteão estava, a deusa Isis, que também foi Humilhada ao lado do deus Serafis pelo Deus de Israel, eles não foram capazes de impedir a praga de gafanhotos e muito menos a tempestade de saraivas sobre o campo, a agricultura egípcia.
deus Seth 
deus Tefnut
deus Geb
Ao longo das 10 pragas várias divindades pagãs foram humilhadas, derrotadas e provada sua impotência, inutilidade e incapacidade e livrar seus seguidores da ira do Verdadeiro Deus. Entre estas falsas divindades destacamos o deus Geb da terra, que não protegeu a vegetação do Egito das duas pragas, o deus Chu, deus do ar seco e da luz do sol, que será atingido junto o deus Rá, deus do sol  com uma pancada na moleira de ambos com a Nona Praga que há de vir, a Praga da Escuridão. O deus Seth foi ferido com a Praga da Tempestade de Saraiva, ao invoca-lo Faraó percebeu que ninguém seria capaz de fazer parar com aquela tempestade, somente Moisés invocando ao Deus dos Hebreus. Bastet, o deus das grávidas havia de ser humilhado na décima praga: A Morte dos Primogênitos, o deus Tefnut , deus da Umidade e das Nuvens já foi derrotado, o que sobrou dele, seria consumido pela pra da escuridão. 


Comentários

Postagens mais visitadas