As 10 Pragas do Egito: A Peste nos Animais








Deus faz acepção entre o justo e o impio, aqui isso fica bem claro, nesse sentido Deus cuida do justo e e daquilo que lhe pertence (Dt. 28:1 a seguir) Ao lado da praga das Moscas essa demonstra uma particularidade da ira de Deus derramada sobre o Egito. Deus fez acepção entre os Egípcios e os Hebreus, e entre os animais do Egito e os animais da terra de Gósen, isto indica o Poder Sobrenatural de Deus controlando os Fenômenos Naturais. Esta praga foi mais uma consequência da dureza do coração de faraó, notamos aqui que quando uma pessoa ou mais se impõe tentando impedir alguém ou um grupo de pessoas a cultuar a Deus, pode sofrer terríveis consequências de imediato e em tempos vindouros.(Êx. 9:2,3)  Por isso não recomendo a ninguém tentar impedir alguém de cultuar a Deus, dai a necessidade de liberdade religiosa, porque isso pode acarretar algum mal.




A Divindade pagã Humilhada foi Amom, deus Protetor dos Rebanhos

Quando Faraó e os egípcios viram seus animais morrerem, feridos por uma praga preanunciada por Moisés, a começar dos cavalos egípcios que possuíam alto valor no comercio externo, perceberam o mal que estavam atraindo para si. Deveriam está perguntando: Onde está o deus Amom que não protege o nosso rebanho?  
deus Amom
 A Principio Faraó havia duvidado mediante a situação que as pragas atingissem somente os Egípcios e os animais dos Hebreus fossem poupados por causa dos deus Amom, o qual ele acreditava que protegeria seu rebanho.  Para Faraó o Deus de Israel não seria capaz de controlar uma praga enviando apenas para enfermar exclusivamente os animais dos Egípcios, deixando de lado os animais dos hebreus ocupando o mesmo território. Quando Faraó foi informado que a praga abrangia apenas os animais dos Egípcios, evidentemente perguntou onde estava seus deuses. Enquanto na terra de Gósen não morreu um animal se quer (Êx. 9: 7), ficou provado para os Egípcios e para o mundo todo que o Deus dos Hebreus é capaz de guardar todo o seu povo e rebanho. 
Amos este deus pagão venerado no território egipcio a fim de trazer proteção para o seu rebanho, lucro, e fertilidade, este deus costumava ser em forma de touro ou bode, mas geralmente assemelhava-se a imagem 01. O deus amom foi Humilhado pelo Deus dos Hebreus. 

Comentários

Postagens mais visitadas