As 10 Pragas do Egito: Forte Chuva de Saraiva

      A Sétima Praga no Egito: Tempestade de Granizo




Êx. 9:18 Eis que amanhã, por este tempo, s farei chover saraiva tão grave qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado até agora.
19 Agora, pois, manda recolher o teu gado e tudo o que tens no campo; porque sobre todo homem e animal que se acharem no campo, e não se recolherem à casa, cairá a saraiva, e morrerão.
20 Quem dos servos de Faraó temia a o palavra do Senhor, fez Fugir os seus servos e o seu gado para as casas;
21 mas aquele que não se importava com a palavra do Senhor, deixou os seus servos e o seu gado no campo.
22 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, para que caia saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre os animais, e sobre toda a erva do campo na terra do Egito.
23 E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o Senhor enviou trovões e saraiva, e fogo desceu à terra; e o Senhor fez chover saraiva sobre a terra do Egito.
24 Havia, pois, saraiva misturada com fogo, saraiva tão grave qual nunca houvera em toda a terra do Egito, desde que veio a ser uma nação.
25 E a saraiva feriu, em toda a terra do Egito, tudo quanto havia no campo, tanto homens como animais; feriu também toda erva do campo, 
e quebrou todas as árvores do campo.
26 Somente na terra de Gósem onde se achavam os filhos de Israel, 
não houve saraiva.
27 Então Faraó mandou chamar Moisés e Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o Senhor é justo, mas eu e o meu povo somos a ímpios.
28 Orai ao Senhor; pois já bastam estes trovões da parte de Deus e esta saraiva; eu vos deixarei ir, e não permanecereis mais, aqui.
29 Respondeu-lhe Moisés: Logo que eu tiver saído da cidade estenderei minhas mãos ao Senhor; os trovões cessarão, e não haverá, mais saraiva, 
para que saibas que a terra é do Senhor.
30 Todavia, quanto a ti e aos teus servos, 
eu sei que ainda não temereis diante do Senhor Deus.

   
                          Chuva de saraiva capaz de matar homens e animais, como alguns entre os oficias e servos de Faraó já haviam se convertido ao SENHOR, diante das pragas anteriores ferindo e humilhando suas divindades pagãs, perante os sinais miraculosos, parte da população egípcia já havia se rendido ao Deus dos Hebreus. Sabendo disso, o Deus que sonda as mentes e todos os corações, mandou um aviso:

          Êx. 9:19 Agora, pois, manda recolher o teu gado e tudo o que tens no campo; porque sobre todo homem e animal que se acharem no campo, e não se recolherem à casa, cairá a saraiva, e morrerão.20 Quem dos servos de Faraó temia a o palavra do Senhor, fez Fugir os seus servos e o seu gado para as casas;
21 mas aquele que não se importava com a palavra do Senhor, deixou os seus servos e o seu gado no campo.



                                 Uma Chuva como das pouquíssimas na história da Humanidade em que Deus ordena um homem a orar para começar e permite um homem orar para terminar. Vamos destacar alguns pontos dessa forte Tempestade de saraivas no Egito.
  • Como as demais pragas esta foi pré anunciada, mediante recomendações: Aqueles que cressem no Deus dos Hebreus, deveria recolher o seu gado e se recolher em locais seguros, para não morrer durante a chuva. Êx. 9: 19-21. 
  • Diante do excesso de deuses em território egípcio, a idolatria era predominante, então Deus dá um aviso interessante antes de Anunciar a Sétima praga 
  • O Povo seria atingido porque a Força de um Governante são os seus súditos 
  • Êx. 9:14 porque desta vez enviarei todas as a minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra.
  • O Coração de Faraó, de seus Oficiais e de seu povo estavam em bens materiais e o rebanho era um capital de giro, moeda financeira, poderia avaliar-se o poder de compra pelo tamanho rebanho e pelas propriedades de terra, no entanto o que mantinha a terra era o rebanho, os recursos do rebanho ajudava na implementação agrícola. Conforme Cristo falou; Onde está o tesouro do Homem ali está o coração dele. 
  • Há uma conexão entre a forte chuva de Saraivas do Êxodo com a Forte Chuva de saraiva no Apocalipse, o que colocamos numa Postagem a parte denominada como "As Semelhanças entre as Pragas do Apocalipse e do Êxodo", procure em nossos Blogs. http://prjefersonfabiano.blogspot.com  e/ou http://pastorjefersonfabianocomenta.blogspot.com/

A Divindade pagã Humilhada foi a deus Serafis, protetora da lavoura junto com um Panteão de deuses liderados por Serafis.

deus Serafis
Agora Deus declara guerra contra ao deus Serafis e seu panteão que serão humilhados com duas pragas, primeira a Grande tempestade de saraivas uma praga que há de vir, a praga dos gafanhotos. Os adeptos de Serafis e seu panteão numa fé cega e irracional deixaram o seu gado no campo, com Fé em Serafis e seus mini-deuses. Outros permaneceram no campo aberto expostos as saraivas que o SENHOR Deus havia prometido enviar, e pagaram com as suas próprias vidas por causa de sua incredulidade e idolatria, ainda outros deixaram o seu rebanho no campo por negligencia, todos assistiram a morte de seu rabanho e contaram com grandes prejuízos financeiros. Somente aqueles que deram ouvidos a voz do SENHOR através de seu servo Moisés e Arão e guardaram seus rebanhos e se protegeram ficaram ilesos e sem prejuízos. O deus Serafis e seu panteão começaram a perder créditos e adeptos a partir desse acontecimento.   

Comentários

Postagens mais visitadas