As 10 Pragas do Egito: 03 Dias de Densas Trevas

A Nona Praga do Egito: 03 Dias de Escuridão

Êx. 9:21 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão para o céu, para que haja trevas sobre a terra do Egito, trevas que se possam apalpar.
22 Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.
23 Não se viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas para todos os filhos de Israel havia luz nas suas habitações.
24 Então mandou Faraó chamar Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem os vossos rebanhos e o vosso gado; 
mas vão juntamente convosco os vossos pequeninos.
25 Moisés, porém, disse: Tu também nos tens de dar nas mãos sacrifícios e holocaustos, para que possamos oferecer sacrifícios ao Senhor nosso Deus.
26 E também o nosso gado há de ir conosco; nem uma unha ficará; porque dele havemos de tomar para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá.
27 O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir:
28 Disse, pois, Faraó a Moisés: Retira-te de mim, guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque no dia em que me vires o rosto morrerás.
29 Respondeu Moisés: Disseste bem; eu nunca mais verei o teu rosto.






                           A Praga das Trevas veio quando Moisés estendeu a Mão em direção ao Céu, a escuridão predominou sobre todo o Egito com exceção a terra de Gósen. Ninguém poderia ver ninguém em tão densas trevas. Com receio de se perder ou se machucar o povo ficou parado 03 dias enquanto durou as trevas.

                            Mesmo diante desse sinal faraó com o coração endurecido decidiu fazer barganha com Moisés Êx. 9: 24 Então mandou Faraó chamar Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem os vossos rebanhos e o vosso gado; mas vão juntamente convosco os vossos pequeninos.
                              Diante dos prejuízos obtidos com as pragas anteriores quando o rebanho do Egito foi praticamente extinto, Faraó estava interessado no rebanho que havia sido poupado durante as pragas, pelo Deus Vivo. Ora sem o rebanho o povo Hebreu não teria como ofertar ao Deus da Luz, o Deus Vivo e Eterno.
                        Moisés foi taxativo com Faraó:  Êx. 9: 25- Moisés, porém, disse: Tu também nos tens de dar nas mãos sacrifícios e holocaustos, para que possamos oferecer sacrifícios ao Senhor nosso Deus.
26 E também o nosso gado há de ir conosco; nem uma unha ficará; porque dele havemos de tomar para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá.

                           Faraó ficou com o coração endurecido e não deixou o povo partir para adorar o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. E por conseqüência disso Moisés estendeu a mão ao céu sob as ordens de Deus, e vieram as Trevas, os meios que Deus utilizou para trazer essa praga, é tema de debate e teorias.
                   Há várias teorias para a Escuridão no Egito, alguns alegam erupção vulcânica, outros poeira do Deserto, entre outras teorias. Todavia o que sabe é que o território de Gósen não foi afetado, e a duração da escuridão foram três dias, o que não deixa de ser um Fenômeno Natural administrado pelo Poder de Deus.  

A Divindade Pagã Humilhada foi principalmente Rá, o deus Solar

deus Chu
deus Rá
Foram várias divindades pagãs humilhadas com essa praga, mas o destaque especial é para o deus solar, Rá, a humilhação também foi para Faraó, que segundo a mitologia era o filho de Rã. Nem Rá e nem Faraó nada puderam fazer para dissipar as trevas, do mesmo modo os deuses falsos do panteão. Era um hábito no Antigo Egito, no tempo de Moisés o culto aos corpos celestes, como o sol, a lua e as estrelas. Com a Escuridão o Brilho desses corpos celestes foram ofuscados e os cultos a elas automaticamente impedidos, não havia fonte de luz alguma no Egito, a escuridão era tão intensa que se podia apalpar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NAAMÃ E O VALOR EM REAIS DE SEU PRESENTE PARA ELISEU

IMAGENS E VIDEOS DOS TSUNAMIS (MAREMOTOS) QUE ASSUSTARAM O MUNDO

MESMO CONDENADO LULA AINDA PODE SER CANDIDATO A PRESIDENTE