Transformando o Ambiente com o Poder da Fala - Provérbios 15




Resposta Branda aplaca a Ira, mas a Palavra Dura causa furor.
 (Pv. 15:1)                              

Resposta Branda

Com uma Resposta Branda você pode atrair muitos simpatizantes, amigos e aliados, uma das maiores façanhas da Responda Branda é o Poder de neutralizar a Ira e trazer a Paz e o consenso para dentro do ambiente e das pessoas. 
As palavras Suaves e Respeitosas fazem um ambiente leve, agradável, ameno, tranqüilo, comunicativo, saudavel...
A Calma no falar trás a pacificação, impedindo o conflitos, desavenças, trazendo Entendimentos, acordos, tranqüilidade... e aumenta a produtividade, a harmonia, a comunicação, o Ben - estar de todos...



            Os Males da Palavra Dura

Por outro lado a Palavra Dura, o modo áspero de falar pode afastar amigos, desviar simpatizantes e acarretar serias encrencas...

Traduz-se como Palavra Dura: 

1- Sátira: brincadeira imprópria, de mal gosto, na hora errada, com pessoa errada, no lugar errado...


2- Corrosiva: Palavra de Ofensa; palavra que denegrime, provoca danos emocionais, sentimentais, morais, pode ser identificada num setor de trabalho como assedio moral ou sexual, abuso de autoridade, insubordinação, numa familia agressão verbal. Abrange ainda palavras que exprime sentimento de ódio, preconceito, ofensa, repulsa... Em resumo palavras que ferem ao proximo.


3- Maldizente: espraguejar, ditos 'palavrões', Blasfêmias, palavras de maldições, que provocam clima estranho no ambiente, que desarmoniza a união; palavra que contamina a espirituilidade e virtude do local. 


4- Destrutiva: Acusação, Injuria, Calunia, difamação, Disvirtualizar a imagem de uma pessoa, instituição, ou algum coisa. Palavra que podem danificar a imagem.

Alíngua dos sábios adorna o conhecimento, faz a sabedoria ficar ainda mais saborosa.
Mas a boca do tolo vomita ignorância, estultícias (Pv. 15:2) 


Numa Igreja, palestra, sala de aula ou qualquer local de instrução o conhecimento é essencial e primordial, faz parte da decoração do ambiente. E a Sabedoria em qualquer ambiente é como um tempero essencial que não pode faltar num alimento. 
Exemplo: O Uso do Sal moderadamente numa refeição: almoço
  
A Preocupação de Salomão para a constante utilização de um linguajar saudavel e salutar tem uma causa toda especial, a presença de Deus no local nos ouvindo o tempo todo, a qual é expressa nesse versículo.
  
Estudos Cientificos recentes comprovam que Palavras que machucam causam Artrite: Inflamação na circulação, um problema que causa rigidez nos ossos, causando desgastes e até a perda total de movimentos.



Os Olhos do Deus Eterno estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons 
(Pv. 15:3)


A Onipotência, Onipresença e Onisciência de Deus são demonstradas aqui.


                   No entanto nem os Maus e nem os Bons ficarão sem receber a Recompensa por seus atos, principalmente por sua fala. A lei da semeadura é severa e justa, colhemos o que plantamos, quando plantamos Palavras Boas colhemos coisas Boas, mas quando plantamos palavras malignas colhemos frutos malignos.

A Língua serena é árvore de vida, ela trás palavras reconfortantes, 
tem um fala saudável.
Mas quando há perversidade na língua, fere o coração e quebranta o espírito. (Pv. 15:4)


                  A Saúde mental e física depende muito da fala, das palavras pronunciadas ou/e ouvidas. o Poder da fala pode transformar um ambiente doentio num ambiente sadio, do mesmo modo um local sadio num local doentio. 




O Filho sábio e o Filho Tolo

O Sábio e o Tolo o diante da repreensão (Pv. 15:5)

1.     O Sábio observa e atende a Repreensão do pai
2.     O Tolo Despreza a instrução e Repreensão do pai

A Casa do Justo e a Casa do Ímpio (Pv. 15:6)

1.     Na Casa do Justo existe lucro e abundância
2.     Na Casa do ímpio o lucro produz inquietação e perturbação 

Quando o sábio fala, sai de seu coração o conhecimento,
Mas quando o Insensato fala, sai de seu coração a Insensatez (Pv. 15: 7)


                  O Sábio é identificado facilmente pelo modo de falar, ela fala com a alma e do que realmente sabe e entende. Porém, o tolo fala do que não entende e nem precisa, é incoerente e inconveniente.      

Sacrifícios (Pv. 15:8)

1.     O Deus Eterno detesta o sacrifício dos perversos, ímpios, injustos
2.     O Deus Eterno Aprecia a oração e suplica dos Homens retos


                               O Justo nem precisa ofertar sacrifícios para agradar a Deus, o seu testemunho já é agradável ao SENHOR. O ímpio, o perverso, o injusto tentam agradar a Deus com suas ofertas, mas o SENHOR despreza a sua oferta por causa de seus maus testemunhos de impiedade, perversidade, injustiças.  

O Deus Eterno detesta o caminho e comportamento do Injusto,
Mas ama o quem segue a Justiça. (Pv. 15:9)

A Disciplina será rigorosa para quem deixa o caminho, e quem odeia a repreensão morrerá (Pv. 15:10)

Onipotência, Onipresença e Onisciência do Deus Eterno (Pv. 15: 11)

O Inferno [Sheol= Morte] e o Abismo [Abadom= destruição] são transparentes diante do olhos dos Deus, quanto mais o coração dos filhos do homens 
(Pv. 15: 11)


Fica claro e nítido nesta passagem bíblica que nada e ninguém se oculta dos olhos de Deus. 

É tão difícil lidar com o insolente [escarnecedor], pois ele odeia quem o repreende, além disso, ele gosta de andar com os tolos e odeia andar com os sábios (Pv. 15:12)

O Zombador provoca a Ira de Deus, é desconfortavel para o Espírito a presença de uma pessoa escarnecedora, o insolente não gosta de ser repreendido, ele que contamina o ambiente com brincadeiras de mal gosto, bobagens... Ele sempre anda acompanhado de tolos e não gosta de andar com pessoas sabias e de boa conduta.  

O Rosto reflete os sentimentos do coração, quando o coração está alegre, aformoseia o rosto, e quando o coração está triste, o espírito se abate. 
(Pv. 15:13)


Sabemos que um casamento vai bem ou mal pelo semblante se está de fato alegre verdadeiramente, o seu rosto está vistoso e bonito, todavia quando o casamento vai mal é tudo falsa aparência de felicidade e harmonia, o espírito está triste e quebrantado,  há um semblante de dor, angustia, tristeza profunda.O Ambiente é composto de palavras sadias e atos de justiça, amor, entendimento, compreensão, parceria...  

A Mente do sábio busca o conhecimento, enquanto a boca do insensato busca se alimentar de ignorância, estultícia (Pv. 15:14)


o sabio busca ocupar sua mente com coisas edificantes, proveitosas, sadias, incorruptíveis, instruções para o bem e uteis... Entretanto o Insensato só busca coisas maliciosas, tolas, inúteis, ignorantes, estultas, imprestáveis...  

Para o aflito todos os dias são maus, mas para o de coração alegre todos os dias são festa. (Pv. 15: 15)

Melhor é o pouco com o Temor do Deus Eterno, porque foi adquirido honestamente, do que um grande tesouro adquirido ilicitamente onde há inquietação (Pv. 15:16)


                      A Inquietação é provocada por inquietações de espírito, que por sua vez é causada por palavras impróprias, impuras, desonestas, indecentes, ofensivas... Tudo começa com a palavra, tudo termina com a palavra, os atos são apenas uma conseqüência do que foi dito. 


                              Uma mesa farta, um banquete, uma festa bem servida, pode ser estragada com contendas, brigas, desentendimentos, escandalos, onde alguem agiu de tal modo porque alguem ofendeu com tal 'palavra'.

Um Prato de Hortaliças abençoado por Deus e com amor é melhor do que um boi cevado, onde há ódio e rancor. (Pv. 15: 17)


                   Rancor e ódio é causado por palavras e atos, palavras e atos estão interligados, são imprescindíveis, é como unha e dedo. Um prato de Hortaliça abençoado por Deus e servido com amor, é mais marcante e prazeiroso do que um Boi cevado, num local onde Deus se ausenta por causa de palavras impróprias que trazem a tona o ódio e o rancor. 

O Longânimo e o Iracundo (Pv. 15:18)

·        O Homem Iracundo [colérico] provoca contendas
·        O Homem Longânimo [paciente] procura cessar as brigas, e evita brigas


                                       A Pessoa Iracunda provoca contentas, intrigas, conchavos... onde vai e onde chega. mas a pessoa longânima semeia a paz onde quer que vá. É paciente e sempre procurar fazer as brigas e contentas cessarem. 

O Caminho do preguiçoso é como uma cerca de espinho, pois ele se recusa a retirar os espinhos.
Mas o caminho dos retos é plano, pois ele limpa seu caminho
(Pv. 15:19)

O Filho sábio é alegria para seu pai, mas o filho tolo despreza a mãe (Pv.15:20)


                         Palavra e atos estão interligados, os filhos alegram seus pais quando obedecem as suas Palavras de ordenanças. 
                  Mas o filho tolo despreza a mãe quando não obedece as palavras de conselhos de sua mãe. 

A Estultícia [ignorância] é alegria para o tolo, mas para o sábio não é, o sábio procura andar retamente e despreza a ignorância e estultícia 
(Pv. 15: 21)


                             A Ignorancia é demonstrada com palavras e atos; atos que desprezam a palavra de alguém, quebram as regras estabelecidas para o bom andamento, quem gosta de fazer isso é o tolo. Por outra via vem o sábio que procura sempre cumprir as normas e boa convivência.  

Sem conselhos os projetos fracassam; cada pensamento com conselho se confirma; na multidão de conselhos há segurança e o sucesso.
(Pv. 15:22)


                     Os conselhos são expressos com palavras e impressos com atos, quando não há conselhos sábios o progresso cesso, os projetos não aparecem, porque somente palavras sabias e boas trazem prosperidade e avanço. o pensamentos positivo só tem efeito se for demonstrado primeiro com palavras e logo em seguida com atos. 
                       Pois as vezes queremos fazer o Bem e as pessoas interpretam como mal, porque não explicamos nossa intenção de fazer o Bem. 

O Homem se alegra em dá resposta boa, e a palavra a seu tempo, 
na hora certa quão boa é.
Desagradável é dá resposta errada e falar na hora errada (Pv. 15: 23)

Direções Opostas (Pv. 15: 24)

·        O Caminho da Vida é para cima, o sábio caminha nesta direção
·        O Caminho do Inferno é para baixo, o tolo caminha nesta direção.

A Casa dos Soberbos e a casa da Viúva (Pv. 15:25)

1.     A Casa do soberbo será arrancada
2.     A herança [casa] da viúva será firmada

                       Duas coisas opostas (Pv. 15; 26)

1.     O Deus Eterno detesta projetos malignos e pensamentos perversos
2.     São Agradáveis para o Deus Eterno as palavras sinceras dos limpos de coração.


                   Deus nos escuta o tempo todo, portanto nossas palavras sempre devem trazer algo que agrade a Deus, e quando agradamos a Deus automaticamente agradamos as pessoas. 

                           O Desonesto arruína sua própria casa (Pv. 15:27)

Quem se entrega cobiça e a ganhos desonestos, aceita suborno trás transtornos e arruína a sua própria casa e morrerá.
Mas quem rejeita a avidez, a cobiça, o lucro desonesto e subornos; não terá transtorno e nem arruinará sua casa, e viverá. (Pv. 15:27)


             A Cobiças, os ganhos desonestos são negociados, depois executados, o suborno começa verbalmente, pois falar é um ato. E toda fala ou ato trás conseqüência para dentro de nossa casa. 
                   A Pessoa sábia não aceita subornos, não se entrega a cobiça, nem lucra desonestamente, não é avarenta, portanto sua casa jamais será arruinada e viverá pacificamente com todos.   

O Justo reflete antes de responder, mas o injusto não faz isso, antes vomita maldades (Pv. 15:28)
                                        
O Justo é sábio, ele pensa antes de responder, o ímpio é tolo fala impensadamente.

 Eterno está longe dos ímpios para ouvir suas preces, todavia esta perto dos justos para ouvir suas orações (Pv. 15; 29)
                                       
                          A Prece do ímpio não é prazerosa para Deus, o SENHOR se distancia das orações dos ímpios.
                          A Oração do Justo é prazerosa, Deus sempre está perto para ouvir e responder.  

O olhar sereno alegra o coração, a boa fama e a boa noticia fortalecem até os ossos 
(Pv. 15: 30)


Estudos Cientificos recentes comprovam que Palavras que machucam causam Artrite: Inflamação na circulação, um problema que causa rigidez nos ossos, causando desgastes e até a perda total de movimentos.

Quem gosta de ouvir as repreensões da vida a fim de se consertar, fará sua morada no meio dos sábios (Pv. 15:31)

Quem rejeita a repreensão menospreza a sua alma, mas quem escuta a repreensão adquire Bom senso (Pv. 15:32)

O Temor do Deus Eterno trás instrução e sabedoria, e antes da honra está a humildade (Pv. 15:33)


Comentários

Postagens mais visitadas